Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Factura da água vai disparar já a partir de Maio

Desta vez a responsabilidade total cabe à Câmara de Alenquer: a autarquia aprovou um aumento de 70 por cento da tarifa dos resíduos urbanos, tarifa que vem expressa na factura da água. A empresa Águas de Alenquer deverá arcar com a ira dos alenquerenses, mas a culpa do aumento é de Pedro Folgado e restante maioria socialista.
Não há volta a dar. Os alenquerenses estão condenados às facturas da água de elevado valor, sendo que este valor vem em crescendo desde que o serviço de fornecimento ao domicílio do líquido precioso foi concessionado a uma empresa privada - Águas de Alenquer. Desta vez vem aí mais um aumento brutal, de 70 por cento, que incidirá sobre a tarifa dos serviços de gestão dos resíduos urbanos, aquilo a que os alenquerenses vulgarmente chamam de tarifa do lixo. 
O aumento foi decidio em reunião de Câmara de Alenquer a 14 de Dezembro, mas só foi publicado em Diário da República a 21 do passado mês de Março. Como a aplicação desta tarifa entra em vigor 15 dias após ser tornada pública em DR, tudo indica que o brutal aumento já será uma realidade nas facturas da águas alusivas ao mês de Abril, o que poderá corresponder a uma factura de valor muito mais elevado para liquidar já a partir de Maio. 
Ainda por cima esta taxa está indexada ao consumo da água, o que leva a concluir que o aumento médio de 70 por cento está associado a um consumo mensal de 10 metros cúbicos, que é nem mais nem menos que o valor médio de consumo das famílias de Alenquer. Estas verbas que os alenquerenses vão pagar a mais serão exclusivemante destinadas aos cofres da Câmara de Alenquer, não obstante ser previsível que as reclamações caiam em massa na loja/sede da empresa Águas de Alenquer. Refira-se que a oposição na Câmara de Alenquer votou contra este aumento, sendo o mesmo da exclusiva responsabilidade da maioria socialista que governa o município, liderada pelo presidente Pedro Folgado.

Sem comentários:

Enviar um comentário